Hillary elogia carga tributária brasileira

13/05/2010 08h50 – Atualizado em 13/05/2010 09h22´

Hillary elogia carga tributária brasileira

País vive ‘boom’ de crescimento e reduz desigualdade, diz secretária.
Países da América Latina têm que aumentar arrecadação, afirma.

Agencia Estado

Hillary Clinton fala em evento em abril na Estônia
Hillary Clinton fala em evento em abril na Estônia
(Foto: Virginia Mayo/AP)
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou nesta quarta-feira (12) a alta carga tributária brasileira e deu a entender que o regime tributário do Brasil é um exemplo a ser seguido pelo resto da América Latina. No país, a carga tributária está em cerca de 38% do Produto Interno Bruto (PIB) e é alvo de críticas.

“Se você olhar para a arrecadação de impostos em relação ao PIB no Brasil, é uma das mais altas no mundo – então não é por acaso o Brasil estar vivendo um boom de crescimento e reduzindo a desigualdade”, disse Hillary em discurso na Conferência das Américas, diante de ministros das relações exteriores e empresários da região. Segundo a secretária de Estado, “essa é uma política adotada há várias décadas [no Brasil], com grande comprometimento, e que está funcionando”.

Hillary disse ter conversado com vários chefes de Estado e de governo no hemisfério sobre a necessidade de aumentar as receitas dos governos – “uma outra maneira de dizer necessidade de aumentar impostos”, ela esclareceu. “Para muitos outros países da região, a relação entre arrecadação de impostos e PIB é uma das mais baixas do mundo, isso é insustentável.”

Empresários presentes acharam as observações da secretária de Estado inusitadas. “Estou perplexo. Como é que alguém elogia a alta carga de impostos do Brasil?”, questionou um empresário brasileiro.

Até o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, sentiu-se compelido a comentar as declarações “inesperadas” de Hillary. “A secretária Hillary Clinton afirmou que uma das vantagens do Brasil é ter uma alta arrecadação de impostos – isso não é necessariamente visto dessa maneira pelo público brasileiro”, disse Patriota. “Muitos no Brasil acreditam ser necessário simplificar os impostos e esse será um desafio para o próximo presidente”, disse.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Hillary elogia carga tributária brasileira”

  1. dukrai Says:

    eita, esqueci das referências, dica do Azenha, copiado do FBI e matéria do G1.
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fbi-hillary-gera-crise-na-campanha-de-serra.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: