Marcha contra a Corrupção – primeiro rascunho

tava pensando alto como o assunto da corrupção tá bombando, 18 milhões de citações no gugôu, mas menor que ódio, com 45 milhões e menos ainda que “amor” com 171 milhões, que nem precisaram de campanha pra aparecerem. Mesmo assim, porque uma questão como a corrupção chama tanto a atenção da gente? E porque aparece associada sempre a político? Tem até ranking de  corrupção eleitoral, por estado Minas Gerais é campeão isolado, com 71 políticos, Rio Grande do Norte com 60 e São Paulo 55. Por partido o Democratas, ex-PFL, conta com 69 políticos cassados, o PMDB 66  e o PSDB 58, veja as tabelas completas em   http://www.prpa.mpf.gov.br/institucional/prpa/campanhas/politicoscassadosdossie.pdf

Acho graça porque tem até político que se elege falando mal dos colegas, o Jânio fez uma campanha que o símbolo era a vassoura, deu até uma auto-vassourada na própria bunda de si mesmo e nos milhões de votos de recebeu.

O que não é engraçado da corrupção, esta que envolve meter a mão na nossa grana, do dinheiro público, é que é uma propina, uma pequena parte é que vai pro bolso do corrupto, do político, do funcionário público, federal, estadual e municipal e das quadrilhas que se organizam pra dar o bote em licitações, obras e compras do setor público. A maior parte da grana, 70, 80, 90% vai pra as empreiteiras que ganham as licitações, de serviços e compras, com valores superfaturados pra pagar a propina, cobrir ou maquiar os custos dos serviços e compras e bancar os seus lucros.

Por que os jornalões e revistas como a inVeja não falam dos corruptores, das empreiteiras que são as responsáveis em armar os esquemas? Por que o trein desanda quando a justiça chega perto desses bandidos, que conseguem habeas corpus de madrugada de ministro do STF e desmontam operações da Polícia Federal?

Que a velha imprensa não se detenha nos autores da roubalheira é um fato, a dona Judith, que não é minha sogra, mas a Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais, diz que [a velha mídia] “estão fazendo de fato a posição oposicionista (sic) deste país, porque a oposição está profundamente fragilizada”. Declaradamente assume que não tem jornalismo, vamos bater em ministro comprando tapioca com cartão corporativo e nessa já foram uns seis ou sete no primeiro ano do governo Dilma, que continua aí firme e forte na aprovação popular.

Agora, por que a Marcha Contra a Corrupção programada pra todo país, veiculada em todos os jornalões e aqui na internet só fala do político corrupto, do ladrãozinho de terno e gravata? Por que não põem a boca no trombone pra detonar os mega-picaretas carlinhos cachoeira pegos pela Polícia Federal e cadê as empreiteiras envolvidas nas roubalheiras? Por que o livro Privataria Tucana não é nem citado pela galera, este sim, um mega assalto preparado dentro do Estado por funcionários públicos.

Bródis e bródas, que os jornalões estejam aí vendendo peixe podre deles, tudo bem, ou tudo mal, mas não tem ninguém entrando de gaiato nessa estória da Marcha contra a Corrupção, então que tal falar a que veio?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: