ui, 25/10/2012 – 22:47

Francisco de Assis

O ministro Marco Aurélio Mello está tendo comportamento muito suspeito. Faz lembrar pedido de vista de Gilmar Mendes a 3 dias da eleição de 2010, para analisar se o eleitor tinha que apresentar um ou dois documentos para votar. Apesar de já se ter maioria de 7 a 0 pela apresentação de um único documento.

Ontem, 24/10/2012, Marco Aurélio retirou-se do plenário, deixando incompleta a pena de Marcos Valério, que dependia apenas do seu voto para ser fechada.

Nesta quinta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello estranhamente preferiu guardar seu voto sobre duas penas de Marcos Valério para um outro momento. Penas estas já definidas pela maioria da corte, mas que ficam suspensas pelo menos até o dia 5 de novembro, pelo ‘pedido de vista’ de Marco Aurélio.

Em artigo com o título “Dora aposta em delação de Valério contra Lula” (Brasil247) é transcrita matéria da colunista Dora Kramer (Estadão de hoje), onde ela escreveu o seguinte:

Antes tarde

O rigor do tratamento dado a Marcos Valério, seja pelo papel de protagonista na dita “organização criminosa”, seja pelo volume das penas, ultrapassa em muito o esperado pelo publicitário quando colaborou de maneira comedida com a Justiça na fase de instrução do processo.

Como ainda enfrenta várias ações em primeira instância, há quem veja interesse em colaborar mais ativamente de forma a se beneficiar do instituto da delação premiada. Recurso que, para ser concedido, precisa se mostrar comprovadamente eficaz.

Enquanto o cenário era de dúvida, Valério jogou com ameaças veladas. Agora a certeza do duro destino extingue as razões da dubiedade.

Como o STF e a grande imprensa nunca estiveram tão afinados quanto nos dias que correm,  cabe então perguntar: será que os movimentos do ministro e da jornalista tem algo em comum

Afinado com a maioria dos colegas neste julgamento, safo como é, defensor do ‘mal necessário’, ou seja, da ditadura, inimigo declarado do PT, por que será que Marco Aurélio Mello deixou em suspenso a penalização de Valério ?

Relembrando: em 15/09/2012 a VEJA publicou entrevista-fantasma com Marcos Valério em que ele, através de amigos e parentes, acusava Lula de ser o chefe do ‘mensalão’. O advogado de Valério, Marcelo Leonardo, primeiro disse que seu cliente nem confirmava e nem desmentia o conteúdo da reportagem, depois avançou e disse que o cliente não confirmava, e no final afirmou que Valério desmentia.

Coincidentemente, no mesmo dia da entrevista-fantasma na VEJA, o site do STF vazou sentença pesada de Joaquim Barbosa para Valério apenas para o crime de lavagem de dinheiro, com mais de 12 anos de prisão, em regime fechado, e mais de dois milhões de reais de multa.

Nos dias seguintes o jornalista Ricardo Noblat, do GLOBO, fez intensa campanha no seu blog sobre a veracidade da matéria da VEJA, ampliando-a para discorrer sobre vídeos que Valério teria feito para denunciar Lula, achando até que poderia ser assassinado a mando do PT.

Naquele período VEJA e o GLOBO, e os setores por eles representados, exerceram intensa pressão sobre Valério para que assumisse acusar Lula, a partir da entrevista-fantasma e da ameaça explicitada no vazamento da pena de Barbosa no site do STF. 

Na ocasião, aparentemente, Valério e seu advogado resistiram.

E agora, condenado e já sentenciado temporariamente a mais de 40 anos de cadeia e a grande desfalque no seu patrimonio ?

Alguma chance de que, desta vez, de fato a caminho do inferno, resistiria a almas bondosas que se ofereçam para, por exemplo, pagar-lhe a multa, dar-lhe um extra e, digamos assim, levar compaixão ao coração de tão duros juízes ?

E em troca de tão pouco: apenas confirmar uma entrevista-fantasma ou até dar uma nova, acusando Lula como chefe do ‘mensalão’, mostrando ou inventando qualquer coisa, uma folha de papel, um fio de cabelo, qualquer coisa que o vincule a Lula.

Algo que possa ser repercutido por 18 MINUTOS NUM JORNAL NACIONAL, na véspera ou ante-véspera da eleição, após um debate ‘Haddad x Serra’ na TV GLOBO.  

Veremos.

http://www.advivo.com.br/node/1112534

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: